quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

PREPARATIVOS DO ANO NOVO CHINÊS

Os chineses consideram que vida longa, fortuna, amor virtuoso, saúde e a morte natural são as cinco maiores bênçãos que podemos receber na vida.
As cinco bençãos, são um conceito fundamental da fé Budista, que é seguida pela maioria dos chineses. Os chineses praticam à risca as doutrinas Budistas e de Confúcio. São influências que vêm de há séculos. Este enraizamento cultural sobrepôs-se à vontade política.
Para garantir uma boa entrada no Novo Ano, começam a preparar a casa e/ou o local de trabalho, para que tudo de bom entre com o Ano Novo Chinês. Este Ano 2018, se iniciará em 16 de fevereiro, Ano do Cão de Terra Yang.
Os chineses para obterem as benesses do Novo Ano, utilizam simbolismo, palavras e objetos que, segundo a tradição chinesa, traz boa sorte, fortuna e bons fluídos para dentro do lar.



A primeira providência é colocar o 
caratere ‘
Fu’  (que seria a palavra genérica para benção, boa sorte), escrito em vermelho e dourado na porta de entrada de casa.

Em mandarim, as palavras morcego (Biānfú – 蝙蝠), benção (zhùfú – 祝福) e fortuna (cáifù -财富) tem o som semelhante, então o morcego faz parte dos símbolos da sorte dos chineses. E quando se usa dois morcegos juntos (às vezes até em adereços, pingentes) significa boa fortuna em dobro!
Dentro dessa lógica, quando se usa cinco morcegos, é uma BOA SORTE alinhando assim, o desejo com as cinco bênçãos, colocado no alto do batente da porta de entrada, protege a casa e permite a entrada dessas bênçãos. À quem tenha um papel sulfite colado em cima da porta de entrada com um desenho cheio de morcegos.
O mesmo acontece com o peixe (yú – ) que remete ao som de ‘Fu’ e não pode faltar na ceia de Ano Novo, também é pendurado nas portas e janelas para atrair boa sorte e fortuna.
Já a palavra quatro (Sì – ), tem o som parecido com a palavra morte (Sǐ  ) e o número 4 foi banido (quase), do sistema numérico chinês!
Também são utilizadas árvores de mini tangerinas enfeitadas com laços e pedaços de papel vermelhos, onde cada um pode escrever seus desejos e aspirações para o novo ano. Em alguns locais, os papéis ficam disponíveis ao lado da árvore e a pessoa escreve e pendura o próprio desejo, como as bolas de Natal.
Nos mercados de flores existentes e até mesmo nos supermercados, têm centenas dessas árvores à venda para serem colocadas em local de destaque nas casas (mais uma vez a simbologia muito parecida com a do Natal).
Dragões, também são figuras obrigatórias nas decorações de ano novo chinês, independente de ser o ano do dragão ou não.
Na cultura chinesa, o dragão é força, poder, soberania, o símbolo do Imperador. Além disso, o dragão representa fertilidade, abundância, boa fortuna e prosperidade. Quando são colocados em par com as faces em direção opostas, é para desejar boa sorte e o equilíbrio entre a energia ying e yang.
Quando o dragão é colocado ao lado de uma Fénix (e essas figuras são muito usadas em estampas de roupa, porcelana, quadros) representam o mundo natural.

E para finalizar, muitas referências ao animal que representará o novo ano, no caso em 2018 será o CÃO de Terra Yang.

Sem comentários:

Enviar um comentário