segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

AS CINCO BENÇÃOS CHINESAS E O ANO NOVO CHINÊS

Os chineses consideram que vida longa, fortuna, amor virtuoso, saúde e a morte natural são as cinco maiores bênçãos que podemos receber na vida.
As cinco bênçãos, são um conceito fundamental da fé Budista, que é seguida pela maioria dos chineses. Os chineses praticam à risca as doutrinas Budistas e de Confúcio. São influências que vêm de há séculos. Este enraizamento cultural sobrepôs à vontade política.
Para garantir uma boa entrada no Novo Ano, começam a preparar a casa e/ou o local de trabalho, para que tudo de bom entre com o Ano Novo Chinês. Este Ano 2014, se iniciará em 31 de Janeiro, Ano do Cavalo (a Lua Nova entrará em Portugal às 19h de 30 de Janeiro)
Os chineses para obterem as benesses do Novo Ano, utilizam simbolismo, palavras e objetos que, segundo a tradição chinesa, traz boa sorte, fortuna e bons fluídos para dentro do lar.
A primeira providência é colocar o caractere ‘Fu’  (que seria a palavra genérica para bênção, boa sorte), escrito em vermelho e dourado na porta de entrada de casa.

Em mandarim, as palavras morcego (Biānfú – 蝙蝠), benção (zhùfú – 祝福) e fortuna (cáifù -财富) tem o som semelhante, então o morcego faz parte dos símbolos da sorte dos chineses. E quando se usa dois morcegos juntos (às vezes até em adereços, pingentes) significa boa fortuna em dobro!
Dentro dessa lógica, quando se usa cinco morcegos, é uma BOA SORTE alinhando assim, o desejo com as cinco bênçãos, colocado no alto do batente da porta de entrada, protege a casa e permite a entrada dessas bênçãos. Á quem tenha um papel sulfite colado em cima da porta de entrada com um desenho cheio de morcegos.
O mesmo acontece com o peixe (yú – ) que remete ao som de ‘Fu’ e não pode faltar na ceia de Ano Novo, também é pendurado nas portas e janelas para atrair boa sorte e fortuna.
Já a palavra quatro (Sì – ), tem o som parecido com a palavra morte (Sǐ ) e o número 4 foi banido (quase), do sistema numérico chinês!

Também são utilizadas árvores de mini tangerinas enfeitadas com laços e pedaços de papel vermelhos, onde cada um pode escrever seus desejos e aspirações para o novo ano. Em alguns locais, os papéis ficam disponíveis ao lado da árvore e a pessoa escreve e pendura o próprio desejo, como as bolas de Natal.
Nos mercados de flores existentes e até mesmo nos supermercados, têm centenas dessas árvores à venda para serem colocadas em local de destaque nas casas (mais uma vez a simbologia muito parecida com a do Natal).
Dragões, também são figuras obrigatórias nas decorações de ano novo chinês, independente de ser o ano do dragão ou não.
Na cultura chinesa, o dragão é força, poder, soberania, o símbolo do Imperador. Além disso, o dragão representa fertilidade, abundância, boa fortuna e prosperidade. Quando são colocados em par com as faces em direção opostas, é para desejar boa sorte e o equilíbrio entre a energia ying e yang.
Quando o dragão é colocado ao lado de uma Fénix (e essas figuras são muito usadas em estampas de roupa, porcelana, quadros) representam o mundo natural.

E para finalizar, muitas referências ao animal que representará o novo ano, no caso em 2014 será o CAVALO.

Retirado da informação de uma ocidental na China.

Sem comentários:

Enviar um comentário