domingo, 1 de dezembro de 2013

O MITO DE PANGU, CRIADOR DO CÉU E DA TERRA



Mitos antigos chineses descrevem a criação do universo, a origem dos seres humanos, e o surgimento da cultura. Eles são parte da herança cultural chinesa de 5 mil anos.
Por exemplo, estes mitos antigos contam a história de como a terra foi formada. Nos tempos antigos, os pais contavam aos filhos que o universo foi criado por Pangu. Esta tradição foi passada por mais de 2000 anos. O primeiro escritor a registrar o mito de Pangu foi Zheng Xu durante o período dos Três Reinos (184-280 a.C.).
Muito antes de o universo ser criado, havia escuridão e caos em toda parte. Dentro da escuridão foi formado um ovo. O gigante Pangu nasceu nele. Ele dormiu neste grande ovo por milhares e milhares de anos.
Quando ele acordou, estava escuro dentro do ovo. Pangu esticou os braços e as pernas, desta forma quebrando e abrindo o ovo. O leve e claro qi yang ascendeu e formou o céu. Ao mesmo tempo, o pesado e denso qi yin descendeu transformando-se na terra. Desde então, o universo é composto do céu e da terra.
Enquanto Pangu esteve entre o céu e a terra, dia após dia, o céu ficava mais alto, e a terra ainda mais profunda e densa. Desta maneira, Pangu se tornou mais e mais alto. Levou outros 18 mil anos até que o céu não pudesse mais se expandir e a terra não pudesse mais se aprofundar. Assim, Pangu se tornou um gigante que sustentava o céu e a terra, e desta forma o universo não iria se reverter no estado caótico de antes.
No entanto, Pangu era o único homem entre o céu e a terra. O estado do mundo mudava de acordo com o estado de suas emoções. Quando ele estava contente, o céu estava claro e quando ele estava com raiva, o tempo ficava nublado e sombrio. Seu choro trazia chuva e seu suspiro os ventos fortes. Quando ele piscava, o céu brilhava com raios, e quando roncava os trovões rugiam estrondosos.
Muitos e muitos anos se passaram, o céu se tornou extremamente alto e a terra igualmente espessa. Pangu tinha cumprido sua missão e dedicou todo o seu corpo ao universo e aos seres humanos. Diferentes partes do seu corpo se transformaram no sol, na lua, nas estrelas, nas montanhas, nos rios, na vegetação, etc.
Quanto à origem do povo chinês, lendas antigas nos contam que Nu Wa criou os seres humanos e que todos eles são seus descendentes.

Sem comentários:

Enviar um comentário