terça-feira, 8 de novembro de 2011

CONFUCIONISMO




O confucionismo é um sistema filosófico agnóstico e pragmático, voltado, principalmente, para as relações sociais. 
Surgiu no século 5 a.C. e influenciou profundamente os habitantes do leste da Ásia.
O confucionismo é um dos pilares da educação na China. Há séculos é a principal fonte dos valores sociais, morais, éticos e políticos do país. 
Os chineses podem professar uma religião e, ao mesmo tempo, seguirem o confucionismo. De fato, na China é mais uma doutrina filosófica social do que uma ideologia. Não se trata de uma religião no sentido estrito do termo.
Seu fundador Confúcio (Kung-fu-tzu, 551 a.C. - 479 a.C), um filósofo humanista e educador. Nasceu em Qufu, atualmente na província de Shandong. Seu nome de família era Kong e seu nome pessoal, Qiu, mas ficou conhecido como Kung-fu-tzu ou "Mestre Kong". Confúcio é a versão latina de seu nome. 


Confúcio procurava transmitir e renovar conhecimentos dos antepassados, tornando-os conhecidos pelas pessoas comuns e não apenas pelos aristocratas. Muitos de seus textos foram, na verdade, escritos por seus pupilos depois de sua morte.

O confucionismo prega cinco virtudes essenciais: o amor entre as pessoas, o cumprimento das regras sociais, a justiça, a sabedoria e sinceridade desinteressadas e o respeito à vontade do Céu ou "tian". 


Confúcio tinha uma regra de ouro: não faça aos outros o que não deseja que os outros lhe façam.

Sem comentários:

Enviar um comentário