domingo, 10 de julho de 2011

Mitologia Oriental – Significado das carpas (Koi)

 São símbolos de prosperidade, longevidade, fertilidade e claro SUCESSO

Existe uma lenda muito interessante à respeito das carpas.
Segundo a lenda, a Carpa tinha que atingir a fonte do rio que corta a China, o Huang Ho (Rio Amarelo), na época da desova. Para isso, tinha que nadar contra a correnteza e saltar cascatas até à montanha Jishinhan.
A Carpa que alcançasse o topo tornava-se um Dragão.


Carpa azul
A carpa subindo significa força e determinação para alcançar os objectivos e superar dificuldades e uma carpa descendo significa que os objectivos foram alcançados, cumpridos a mitologia diz que as carpas sobem o rio para se tornar um dragão na volta, por isso somente carpas descendo podem ter aquela cara de “mau” característico, semelhante a um dragão.
O Huang Ho (Rio Amarelo) atravessa toda a China. Para atingir sua fonte, a carpa / koi precisa nadar através de vales até a montanha Jishinhan. A lenda diz que se uma carpa / koi conseguir subir pela catarata Longmen Falls (Portão do Dragão), ela se transformará em dragão. Por causa da lenda, as carpas / kois se tornaram um símbolo de sucesso em vida.
Por causa desse significado a Carpa é utilizada no Feng Shui como símbolo de prosperidade.
“A carpa (koi) tem a capacidade natural de crescer de acordo com o tamanho do seu ambiente. Assim, num pequeno tanque, ela geralmente não passa de cinco ou sete centímetros – mas pode atingir três vezes este tamanho, se colocada num lago.
Da mesma maneira, as pessoas têm a tendência de crescer de acordo com o ambiente que as cerca. Só que, neste caso, não estamos falando de características físicas, mas de desenvolvimento emocional, espiritual e intelectual.
Enquanto a carpa é obrigada, para seu próprio bem, a aceitar os limites do seu mundo, nós estamos livres para estabelecer as fronteiras de nossos sonhos. Se somos um peixe maior do que o tanque em que fomos criados, ao invés de nos adaptarmos a ele, devíamos buscar o oceano – mesmo que a adaptação inicial seja desconfortável e dolorosa.”
"Todos nós podemos ser como as carpas. Devemos correr atrás de nossos sonhos e objectivos. Afinal, temos dentro de nós um potencial infinito para a felicidade, harmonia, inteligência e todos os demais atributos que pudermos desenvolver.
Mas isso não é uma tarefa fácil, pois teremos que sair de nossa zona de conforto e “atravessar grandes vales e cascatas”, como as carpas. Mas conforme formos nos acostumando e nos movendo, veremos o quanto somos capazes e como é grande o potencial que temos dentro de nós.

Acredite sempre nos seus sonhos e vá a luta que conseguirá chegar aos seus objectivos!"



Sem comentários:

Enviar um comentário