terça-feira, 28 de junho de 2011

COMO SE PROVOCAM CRISES



A CRISE PROVOCADA

O relato abaixo é um acontecimento real ocorrido nos Estados Unidos mas que podia ter acontecido em qualquer lugar do mundo.


Mr Smith sempre teve jeito para cozinhar.

Fazia uns hamburgers deliciosos com ingredientes misturados numa determinada proporção de tal forma que toda a gente que ia a sua casa ficava deliciada.

Um dia Mr smith pensou que se os amigos gostavam tanto dos hamburgers podia ser uma oportunidade comercial para ele.

Pensou e pôs tudo em marcha.
Arranjou uma caravana e colocou-a á beira da estrada perto da vila onde vivia, e os carros que passavam começavam a parar, as pessoas experimentavam e voltavam.

Era um sucesso.

Em breve contratou um empregado depois dois e algum tempo depois com o dinheiro ganho mandou construir um espaço maior para poder receber o crescente numero de pessoas.

E o sucesso continuava, colocou vários grandes letreiros muito bem iluminados com imagens alusivas aos seus hamburgers e o negócio crescia a olhos vistos.


Entretanto chegou o filho do Sr Smith que tinha acabado o curso de economia.

Quando chegou a casa do pai e viu o negócio dele, ficou preocupadissimo por ele ter tantos empregados e ter gastos elevados em luz e nos consumiveis do restaurante.

Virou-se para o pai e disse-lhe se ele não ouvia a tv e o radio onde se falava de uma crise muito grande a nivel nacional e mundial.

O filho aconselhou-o vivamente a mandar embora alguns empregados apagar os letreiros que consumiam muito e reduzir a quantidade fornecida em cada hamburguer.

O pai um pouco contrariado , mas acreditando no filho , ele tinha estudado e ele não, lá deveria ter as suas razões e concordou em fazer o que ele sugeriu.

Em breve começou a dimunir a clientela, e começaram as reclamações porque o produto não era o mesmo, e o atendimento demorava.

O pai preocupado ao ver as receitas diminuirem falou com o filho e este respondeu-lhe " ...como vê a crise está a chegar também aqui o melhor é mandar mais gente embora e reduzir em tudo o que puder...".


Passados alguns meses o Sr Smith foi obrigado a fechar porque a clientela tinha desaparecido.

São várias as conclusões a tirar deste relato mas duas delas gostaria de realçar.

1 - se tem algo que seja realmente diferente e apreciável pelos outros para oferecer não hesite em faze-lo, e divulge-o.

2 - Não dê ouvidos ao "ambiente" é só ruído sem significado. Não está fácil
mas também não é impossível.


Quando se faz as coisas com carinho, amor, acreditando em nós próprios e não se dá ouvidos à comunicação social nem às outras pessoas que muitas vezes no intuito de ajudar só prejudicam, sigam sempre aquilo em que acreditam de forma positiva.







Sem comentários:

Enviar um comentário