domingo, 4 de maio de 2014

ARQUITETURA CHINESA: PAGODES



Os Pagodes são elementos típicos da arquitetura chinesa. Dificilmente se visita uma cidade ou povoado onde não se aviste ao menos uma dessas construções. 
No início eram o centro dos templos, mas depois foram substituídos pelo Hall. O Feng Shui mostrou a possibilidade de Pagodes serem erguidos sem um templo, nas montanhas fora da cidade ou na frente de um rio para trazer boa sorte e evitar enchentes.
Há mais de 1500 anos as Pagodes são construídas em diferentes formatos e alturas variadas. Os materiais utilizados são madeira, tijolos, cerâmica, ferro, ouro ou pedra.
Geralmente possuem 7 ou 13 andares, pois acredita que os números ímpares, Yang e auspiciosos.
Os Pagodes são uma parte significante da cultura milenar chinesa, Possuem uma aparência maravilhosa, representam a religiosidade.

-----
O Pagode Xiangshan do Parque Xiangshan em Pequim, China foi construído em 1780 durante o reinado do Imperador Quianlong (1735-1796), como parte do Grande Mosteiro Zongjing. Apesar do incêndio praticado pela Aliança das Oito Nações, ao qual o mosteiro esteve exposto em 1900, o pagode saiu ileso da conflagração que tida nas proximidades. O pagode apresenta uma forma octogonal e eleva-se a 40 metros de altura, com sete andares, e possui um terraço octognal de pedra na base que suporta a estrutura. A torre está adornada com azulejos de tonalidades amarelas, verdes, roxas e azuis. Em redor do pagode, na base encontra-se um pavilhão chinês com colunas de apoio. Esta estrutura foi adornada com mármore branco e um terraço.

Pagode de beirais fechados são os mais antigos construídos no estilo chinês e, o mais importante deles é o Pagode do Templo de Chongyuezi (província de Henan). Foi construído em 523DC e tem um valor imenso na história da arquitetura Chinesa. Construído com tijolos, mesmo depois de 1400 anos suportando toda a espécie de eventos meteorológicos, ele ainda está inteiro. Um perfeito testemunho da capacidade e do alto nível de trabalho dos construtores da época, que ninguém sabe quem foram.

O Pagode em forma de torre é a construção desse tipo, mais comum na China. Geralmente nesses Pagodes os visitantes podem subir ao topo para ter uma visão panorâmica do local onde estão situados. O mais famoso Pagode desse tipo é o Wooden Pagode (pagode de madeira) em Yingxian (província de Shaanxi). Foi construído em 1056 na Dinastia Liao e é o mais velho e mais alto no país.

O Dagoba é um Pagode no estilo Tibetano, e o mais conhecido é o Dagoba Branco (White Dagoba) no Templo Miaoyingsi em Beijing. Quando o Imperador Shizu, Dinastia Yuan, unificou a China em 1260 resolveu construir esse Dagoba como símbolo que o regime Mongol possuía bênçãos divinas e manteria a nação em paz. A obra levou sete anos para ser finalizada e mostra bem que foi influenciada pelo vizinho Nepal.

Pagode ‘Mãe e filhos’, é outro que quase não se vê mais, mas a obra mais importante são os Pagodes Brancos de Manfeilong (província de Yunnan), que foram construídos em 1204 AC. Trata-se de um grupo de nove Pagodes, sendo um mais alto (16 metros aproximadamente) no meio, representando a mãe e a sua volta, obedecendo à forma octogonal, os outros oito pagodes com altura de 9 metros cada. Olhando de fora eles remetem a flor de Lotus, quando suas pétalas abrem, segundo a minoria Dai.

Pagode Trono de Diamantes, também não é comum. Originário da Índia, os melhores exemplos são o grupo de Pagodes do Templo Zhenjuesi em Beijing, popularmente conhecidos como Wutasi (Templo dos cinco Pagodas). São cinco pequenos Pagodes construídos em cima de uma alta e sólida base quadrada, chamada de ‘trono de diamante’. A distribuição é um no centro e os outros quatro em cada canto do ‘trono’.

Floresta de Pagodes, sendo o Pagode inicialmente um lugar onde se enterravam os monges budistas, a floresta de Pagodes provavelmente representa um cemitério budista. Uma das mais conhecidas ‘florestas’ é a que fica no Monastério Shaolin (província de Henan), com 220 Pagodes. Geralmente eles possuem entre 3 a 7 andares, e chegam a mais de 15 metros de altura. Esses Pagodes são uma valiosa fonte de informação sobre o Budismo Chinês, bem como um registo de valor incalculável da arte da escultura e da arquitetura chinesa por diferentes épocas.

O Pagode de Tianning foi inaugurado em 2007 na cidade chinesa de Changzshou sendo considerado o maior e o mais alto do mundo.

O Pagode de Yingxian é o mais antigo e maior templo de madeira na China. Por fora aparenta ter apenas cinco andares, mas por dentro são nove – outro número perfeito chinês. Sua construção pelos imperadores da dinastia Liao data do século 11 – tem um milénio de idade!
O Pagode de Yingxian, para se ter uma ideia do que há lá dentro!


Sem comentários:

Enviar um comentário