sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

ANO NOVO CHINÊS

O maior festival da China e o mais antigo é o Festival da Primavera que é Festival do Ano Novo Chinês.
O inicio do Ano Novo Chinês assim como o Ano Novo Ocidental é de muita alegria e tem como normas:

- Limpar a casa
- Cortar o cabelo
- Pagar as dividas
- Comprar roupa nova

Um tanto semelhante às tradições ocidentais, talvez ideias trazidas da China, quem sabe.
Na China é tradição decorar as casas com ideogramas a declarar o desejo da paz e boa sorte para o ano que se segue.
Na véspera do Ano Novo os chineses costumam iluminar as suas casas e reunir a família para um jantar em que são servidos alimentos especiais para o Ano Novo, numa mesa redonda para uma boa harmonia. Também é tradição deitarem-se tarde para queimar fogo e assim afastarem os maus espíritos.

Existe uma outra tradição que é a da entrega de envelopes vermelhos decorados com dinheiro no seu interior.
Outra tradição é colocar desejos escritos com tinta preta em tiras de papel vermelho na porta de entrada. O preto representa a água e a sabedoria; e o vermelho, o fogo e o sucesso. Segundo o dito popular "quando um pingo de água cai sobre o fogo, acontece uma ebulição; e é por ebulição que todas as coisas acontecem". Os desejos devem ser escritos por criativos e competentes calígrafos, de forma poética e metafórica para poder trazer sorte e realização.
Uma forma variada deste costume é o "Espalhar da Primavera", em que as pessoas escrevem em um papel vermelho com uma letra bem bonita o seu pedido sincero e de boas intenções. Este pedido deve sempre visar o bem, não pode ser egoísta e nunca ter a intenção de prejudicar alguém. Depois de mentalizar o pedido realizado, o papel é pendurado na janela ou porta, com uma linha ou fita vermelha, para que os ventos possam levar e trazer o pedido.

O Festival da Primavera celebra a volta da vida à Terra; é o inicio do período do plantio.


O Ano Novo chinês nunca é na mesma data pois é um calendário lunar o que leva à verificação da entrada da lua, que ocorre entre os fins de Janeiro e inícios de Fevereiro.

BOM ANO NOVO



Sem comentários:

Enviar um comentário