quarta-feira, 20 de junho de 2012

FILOSOFIAS CHINESAS


  Na China existem diversas filosofias 
que regem a vida dos chineses


yin e yang



TaoísmoO taoísmo, ou daoísmo, é um sistema filosófico-religioso com base nos ensinamentos de Lao Tsé, que teria vivido no século 6 a.C., e seu principal livro, o Dao De Jing (ou Tao Te Ching), o livro do Caminho e da Virtude. 
O taoísmo prega a aceitação e a concessão com relação à vida, compensando e complementando a austeridade e o rigor moral em que vivem os chineses. Acredita-se que tudo é composto pelos elementos opostos yin e yang. 

Taoísmo e Confucionismo: Existe certa dificuldade em se separar claramente o taoísmo do confucionismo. Ambos têm origem na China, em épocas próximas, sendo que o taoísmo é alguns anos mais antigo. As duas filosofias têm muito em comum quanto às idéias sobre o comportamento das pessoas e o entendimento do Universo. Não raro os chineses são ao mesmo tempo taoístas e confucionistas. Acredita-se que muitas das ideias das duas filosofias originaram-se bem antes.

Taoísmo e Budismo: Sendo um terceiro sistema filosófico que influencia o povo chinês, o budismo opõe-se ao taoísmo em alguns pontos. Como exemplo, a não existência de um ego individual e da natureza ilusória do mundo material. Compartilha alguns conceitos sobre o comportamento humano.

Sem comentários:

Enviar um comentário