quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

FESTA DA PRIMAVERA NA CHINA - ANO NOVO



Como o Natal para o Ocidente, a Festa da Primavera é a o evento mais importante de todo o ano para os chineses. Com o passar do tempo, a população chinesa tem registrado mudanças tanto no conteúdo como na maneira daquela importante festa. Porém, sua posição continua sendo insubstituível na vida e ideologia dos chineses.

Consta que a Festa da Primavera da China já tem 4 milênios de história. Em mais de 2100 anos A.C, a gente de então definiu o tempo que o Júpiter leva para dar uma volta como um "sui" (ano), a Festa da Primavera sendo por isso chamada como o "sui". Até em mil anos A.C, a gente passou a defini-la com "nian". Naquele tempo, o "nian" significava a colheita de grãos. Boa colheita era manifestada com "ter nian" e grande colheita, com "ter grande nian".

Em diversos lugares do país, a população tem diferentes hábitos tradicionais quando passam a Festa da Primavera. Porém, às vésperas do ano novo, todas as famílias têm que reunir-se e celebrar a festa juntos. Isto é indispensável tanto no norte como no sul do país. No sul, na mesa do jantar, sempre há dezenas de pratos, inclusive doufu e peixe, pois cujos homófonos significam o "enriquecimento" em chinês. E no norte, todos os membros da família costumam fazer raviólis, juntos em casa, e sentam à mesa degustando diferentes pratos, em atmosfera cheia de alegria e ânimo.

Entre os tradicionais alimentos da festa, há bolo do ano novo e tangyuan e yuanxiao (bolinhas de farinha de arroz glutinoso), que simbolizam a elevação do nível de vida e a felicidade da família.

Nas vésperas do ano novo, toda a gente gosta de velar como hábito tradicional. Nesta noite, despedem-se do ano velho e acolhem o ano novo, em ambiente de alegria. No passado, com a chegada do ano novo, costumavam soltar bombinhas para celebrações. Este hábito, que significa a expulsão das maldades, passou a ser proibido em Beijing e algumas outras grandes cidades, por motivo da segurança e poluição. No primeiro dia do ano novo, toda a gente usa roupas novas, ou recebe hóspedes ou faz visitas. Caso houvesse certos mal-entendidos, ou entre parentes ou entre amigos, poderiam ser eliminados com a troca de cumprimentos durante a festa.

São ricas as atividades durante a Festa da Primavera. Nas zonas rurais, vêem-se, por toda a parte, óperas locais, danças de leões, yangge, danças com pernas de pau e diversas feiras. 

Colar dísticos e pinturas e acender lanternas fazem parte das celebrações durante a festa. A par com a elevação do nível de vida, continuam mantendo a tradição, enquanto desenvolvem novas atividades, por exemplo, ou patinagem no campo, ou jogo por internet em casa. Além disso, o turismo no exterior já se tornou nova moda dos chineses. Segundo fontes oficiais de Beijing, o turismo de famílias durante a festa vem expandindo-se anualmente.

A China é um país multinacional, com 56 etnias, inclusive 55 minorias étnicas. Elas têm diferentes línguas e diferentes modos de vida e hábitos, mas tomam a Festa da Primavera como seu próprio grandioso evento.

A festa mais famosa e tradicional é a Festa da Primavera, quer dizer o Ano Novo Chinês, que transcorre em geral no final de janeiro ou no início de Fevereiro. Nesta época, os chineses procuram o quanto possível a reunião familiar, como no Natal dos ocidentais. Nessa noite, todos assistem o programa especial de Ano Novo da TV Central. Há o costume também de queima de fogos de artifício para saudar o Ano Novo, e as visitas e telefonemas de felicitações entre parentes e amigos fazem parte da celebração. Já as crianças vestem roupas novas e recebem dos pais e avós, de presente, um envelope vermelho com uma pequena quantia de dinheiro, simbolizando boa sorte.



Sem comentários:

Enviar um comentário