terça-feira, 4 de outubro de 2011

Japão planta girassóis para reduzir a radioatividade






O Japão ainda procura meios para estancar a contaminação radioativa em solo japonês. Uma forma adotada como testes, foi a mesma utilizada em Chernobyl, há 25 anos atrás: Milhares de girassóis estão sendo plantados para ajudar a absorver a radiação.







Girassóis ajudam a descontaminar o solo de radiação
Apesar de ainda haver escombros deixados pelo terremoto e tsunami, pode-se observar canteiros imensos de girassóis, que brilham com a luz do sol.
Os girassóis reluzentes dão esperanças ao povo japonês de uma breve recuperação do desastre nuclear, que obrigou cerca de 80 mil pessoas que moravam nas redondezas de Fukushima Daichi, a abandonarem suas casas e irem para abrigos.




Canteiro gigante de girassóis brilham ao sol
A radiação desencadeou uma grande crise económica no país e tornou a vida das pessoas em um verdadeiro caos, pois contaminou o solo agrícola, fazendo com que as plantações não pudessem ser aproveitadas para o consumo. A água também foi contaminada.
Monge budistas do Templo Joenji, estão distribuindo as sementes e recrutaram uma equipe com mais de 100 voluntários para ajudar na plantação das flores. Agora já são 200 mil girassóis florescendo em Fukushima.




Monge budista exibe sementes de girassol que vão ser plantadas por voluntários
Além do girassol, estão sendo plantados também mostarda do campo, amaranto e crista de galo, que segundo os monges budistas, podem ajudar a absorver a radiação do solo. A eficácia, ainda está sendo testada pelos cientistas, mas segundo os primeiros resultados, foram positivos.
Pelo menos em Chernobyl, as flores ajudaram a reduzir os níveis de radiação. Flores plantadas no local foram examinadas e constatou-se a presença de césio e estrôncio em suas raízes.
Apesar de ainda ser um projeto experimental no Japão, japoneses mostram que enfrentam a realidade do desastre com muito trabalho e determinação, procurando formas para ajudar a combater a disseminação da radiação no país.

Trabalho em equipe : Voluntários se unem para plantar girassóis
Trabalho em equipe : Voluntários se unem para plantar girassóis


Em Feng Shui uma das coisas que aprendemos e que a Escola Portuguesa de Feng Shui ensina é a utilização das plantas como protecção e harmonizadora de ambientes e, não só, os animais também são bons elementos de energização e equilíbrio da harmonia num ambiente.

Sem comentários:

Enviar um comentário