segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Keiro no hi ( 敬老の日)


DIA DO RESPEITO AOS IDOSOS NO JAPÃO



Todos os anos, o Keiro no Hi ( 敬老の日 ) é comemorado na terceira segunda feira do mês de Setembro. Esse ano, a data foi comemorada no dia 19. O Japão é o país onde se concentra o maior número de idosos no Mundo e portanto essa data é muito significativa e de extrema importância para o povo japonês.


A data surgiu em 1947, quando uma pequena aldeia em Hyogo resolveu oficializar a data, como forma de respeito e valorização aos anciãos japoneses, que sempre contribuíram para o País com sua sabedoria e seu trabalho. A data escolhida foi bem propícia.
Nos meados da segunda quinzena de Setembro, as colheitas nas plantações já terminaram e as condições climáticas normalmente são boas, apesar que neste ano, o Japão foi acometido pelo Tufão Roke, que andou fazendo um pouco de estrago por lá.
Keiro no Hi é uma data criada exclusivamente no Japão, ao contrário do Dia das Mães, que foi “importada” dos países ocidentais. Nesse dia, as famílias se reúnem e celebram junto aos seus entes mais velhos.
É o dia para se dar aquele bom e velho abraço e se por acaso alguém na família estiver completando 60 anos, costuma-se presenteá-lo com algo da cor vermelha, considerada uma cor de proteção.
Essa idade é considerada muito importante, pois significa que ela completou o Ciclo Zodiacal e retornou ao seu signo de nascimento.

Expectativa de vida no Japão



No Japão, a expectativa de vida é em torno de 85 anos de idade para as mulheres e 78 anos de idade para os homens. É uma média considerada alta pelos padrões mundiais. Além disso é um país onde se concentra o maior número de centenários. São mais de 30 mil pessoas com idade igual ou superior a 100 anos e esse número vem crescendo vertiginosamente.
Em 2003, por exemplo, o número era estimado em 20 mil pessoas centenárias. O segredo para essa longevidade toda, com certeza é devido a qualidade de vida que o Japão oferece aos seus cidadãos. E a alimentação também é um fator importante para a saúde de ferro dos japoneses.
O Sistema de Saúde no Japão pode não ser a mais perfeita do Mundo, mas pelo menos, não deixa ninguém na mão e ainda existe toda uma preocupação e respeito pelos idosos, onde há incentivo para que eles se exercitem, sejam ativos fisicamente e mentalmente e não deixem de fazer atividades corriqueiras, por causa da idade, como dirigir, passear, ler, etc.
Bem cedinho, é normal ver idosos japoneses, caminhando, se exercitando, passeando com o cachorro de estimação, ou então cuidando das suas hortas ou plantação de arroz. Mantendo o corpo e a mente em exercício constante, impede que eles entrem em depressão ou que tenham outras doenças físicas e neurológicas.

Comemoração para cada idade

No Japão, o costume não é se comemorar o aniversário todos os anos. Existem idades específicas, assim como o Seijin no hi, que se comemora o Dia da Maioridade, ou seja a chegada dos 20 anos de idade.
No caso da longevidade, também certas idades são comemoradas pelos japoneses, tais como:
60 还 暦 (KANREKI IWAI)
70 古稀 (KOKI IWAI)
77 喜 寿 (KIJU IWAI)
80 伞 寿 (SANJU IWAI)
88 米 寿 (BEIJU IWAI)
90 卒 寿 (SOTSUJU IWAI OU YONE NO IWAI)
99 白 寿 (HAKUJU IWAI)
100 百寿 (MOMOJU IWAI)


Sem comentários:

Enviar um comentário