quinta-feira, 28 de julho de 2011

Mosteiro Suspenso de Xuan Kong Si - CHINA

玄空SI - 中国 


Xuan Kong Si - O Mosteiro Suspenso

Na província de Shanxi, a 65 quilómetros a noroeste de Datong, na China, surge aos olhos de todos uma das maravilhas cosntruídas pelo ser humano: o Mosteiro Suspenso de Xuan Kong Si.


A construção deste Mosteiro teve o seu início no ano de 491 d.C., sobre a vertente do desfiladeiro Jinlong, em cima do monte Heng. É um Mosteiro composto por diversos pavilhões com cerca de 40 salas, que se fundem com o contorno natural da rocha através dos seus corredores, passadeiras e escadas.


Trata-se de um templo único, não somente pela sua construção peculiar, mas também porque encerra no seu interior, elementos budistas, taoístas e confucionistas - como as estátuas de Sakyamuni, de Confucio e de Lao-Tsé.
Fundado há mais de 1400 anos, este Mosteiro tem resistido à passagem e às intempéries do tempo, devido essencialmente à sua particular construção: a altura protege-o das inundações, a escavação na rocha onde está erigido, protege-o da chuva e da neve e as montanhas que o rodeiam preservam-no dos fortes períodos de calor. Porém, a sua preservação é também devida às constantes intervenções e restaurações ocorridas durante as dinastias Ming (1368-1644) e King (1644-1911)


 Foi construído corria o ano de 491 d.C., sobre a vertente do desfiladeiro Jinlong, em cima da montanha  Heng Shan, que é uma das cinco montanhas sagradas do Taoísmo e também uma das mais altas do país.



Fica a cerca de 50 metros do chão, ele parece uma miniatura sustentada por dezenas de pilares de madeira finos e compridos.



Os pilares que sustentam os seus alicerces foram construidos em plena rocha. O local foi escolhido em respeito ao principio fundamental do Taoísmo: O mais absoluto silêncio !






Os edifícios originais já foram destruídos por várias cheias mas o mosteiro em questão data da dinastia Qing.



É composto por diverso pavilhões (cerca de 40 salas), que se fundem com o contorno natural da rocha e se unem com elas mediante corredores, pontes, escadas e passagens estreitas dependuradas na vertente.




Construído numa parte mais côncava, em cima do templo há um grande penhasco sobressaído, que ao vê-lo parece que pode cair a qualquer momento. Mas, na verdade, é ele que protege, como um enorme guarda-chuva, o templo das chuvas. Devido à grande distância ao solo, as inundações nunca atingiram o templo. 



E, os picos em volta do templo agem como biombos ou guarda-sóis e, mesmo em pleno verão, o templo fica exposto ao sol apenas três horas por dia. 



Por estas razões, o templo permanece intacto apesar de ter mais de 1.500 anos.




Para visitar o templo, os turistas devem atravessar uma trilha suspensa, que é tão estreita que só é possível passar uma pessoa de cada vez.



Trata-se de um templo único, não apenas pela sua construção peculiar, mas porque igualmente encerra no seu interior, elementos budistas, taoístas e confucionistas. 





O único onde se colocam conjuntamente estátuas de Sakyamuni, Laozi e Confúcio. 


É uma maravilha arquitetônica que reflete uma teoria única mecânica.
As vigas que suportam as fundações estão afundados na metade da rocha

南無觀音菩薩

Fonte: TAO  


Mestre: Wu
Fonte: Sadana de Kuan Yin®

Sem comentários:

Enviar um comentário